Luanda – As conversações oficiais entre os governos de Angola e da Guiné-Bissau decorrem no palácio Presidencial da Cidade Alta, com vista o reforço da cooperação entre os dois estados e povos.
A cerimónia de abertura foi orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e pelo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior.
A delegação angolana às conversações é chefiada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Presidência, Carlos Feijó, e pelo Ministro das Relações Exteriores guineense, Adelino Mano Queta.
Na abertura o Chefe de Estado angolano manifestou disponibilidade em apoiar as autoridades guineense apoios de natureza política, diplomática, financeira e material para ajudar a ultrapassar as sucessivas crises na Guiné.
O Presidente José Eduardo afirmou que atenção especial incidirá sobre as forças armadas guineenses porque é necessário que elas se constituam de facto num dos principais garantes da estabilidade, da segurança e da integridade do país.
O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau pediu apoio técnico e financeiro, reafirmando que o seu país tem necessidade imperiosa de prosseguir com o processo de reformas, em especial nos sectores da defesa e segurança.
Refere que o apoio ao orçamento aliviará o tesouro do seu país das pressões quotidianas e permitirá ao governo do seu país respeitar os compromissos com as instituições financeiras internacionais (FMI/BM) no quadro do perdão da dívida externa, condicionado a um desempenho fiscal satisfatório.
Sem comentários:
Enviar um comentário