sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Angola e Guiné-Bissau rubricam protocolo no sector da Comunicação social

0,c14aa7d2-6985-427e-ab09-115bda1b940b As ministras da Comunicação Social de Angola e Guiné-Bissau, Carolina Cerqueira, e Maria Djalo Nandingna, respectivamente, assinaram , em Luanda, um acordo de cooperação, com vista a aprofundarem as relações no sector.

Do protocolo, que visa o reforço e relançamento da cooperação bilateral entre os dois países, destacam-se os acordos a nível institucional no domínio dos órgãos de informação públicos e na área de capacitação de jornalistas e quadros do sector.

A nível institucional, os dois ministérios manifestaram o interesse de executar com maior celeridade o protocolo assinado, decidiram criar grupos de trabalho, presididos por directores gerais dos órgãos de comunicação publicos, bem como cooperarem na realização de um programa de comunicação de apoio ao processo de paz e reconciliação nacional na Guiné-Bissau.

No domínio dos meios de comunicação social públicos, com realce para a rádio, televisão e agência de informação, ambas as instituições acordaram em cooperar no intercâmbio de notícias e programas, assistência técnica, formação de quadros, bem como visitas de estudo e estágios relacionados com a gestão dos órgãos de comunicação.

Ainda a respeito da televisão, foram propostos também planos de assistência técnica, reestruturação e modernização das emissões da Televisão da Guiné-Bissau, bem como parcerias conjuntas em cobertura de eventos.

No ramo da capacitação dos profissionais do sector, as duas partes se comprometeram a estudar mecanismos que possibilitam a formação contínua dos jornalistas, assim como a manter contactos permanentes de troca de experiência.

No final da cerimónia, Carolina Cerqueira manifestou a pretensão de continuar a trabalhar e cooperar com a Guiné-Bissau, contribuindo assim para um futuro promissor daquele Estado lusófono, bem como aprofundar os laços de amizade e solidariedade entre os dois países.

“Queremos que transmita ao povo da Guiné-Bissau, em particular à classe jornalística, a nossa solidariedade e disponibilidade em continuar a trabalhar e cooperar com eles”, realçou.

Este acordo, referiu, deve ser interpretado como uma ajuda e uma assistência que o país vai dar à Guiné-Bissau no domínio da formação de quadros, assistência técnica, material e na troca de experiências.

Por seu turno, Maria Djalo Nandingna disse que o acordo vai permitir desenvolver ainda mais o sector da Comunicação Social do seu país, que contribuirá, assim, de forma activa no processo de estabilização política na Guiné-Bissau.

“Volto para o meu país, República da Guiné-Bissau, com a sã alegria pelos grandes sucessos e solidificação dos históricos laços de amizade e de cooperação que unem os nossos dois povos e governos, com destaque para o sector da Comunicação Social”, referiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário