domingo, 26 de setembro de 2010

Angola engaja USD 30 milhões na reforma da Guiné-Bissau

transferir Nova Iorque- O secretario de Estado para as Relações Exteriores de Angola, George Chicoty, disse sexta-feira, em Nova Iorque, que o governo angolano já engajou 30 milhões de dólares para a reforma do sector da defesa e segurança na Guiné-Bissau.

No termo de um do encontro do grupo de acompanhamento de contacto sobre a situação na Guiné-Bissau, George Chicoty reiterou a disposição de Angola em ajudar a Guine-Bissau "naquilo que for possível fazer", salientando que Angola já ajudou aquele Estado no passado e continuará a fazê-lo sempre que solicitada.

Disse que o encontro constituiu uma oportunidade para as preocupações das várias partes e também "para ver como ir em frente" no processo destinado à restaurar a estabilidade e segurança para este pais da África Ocidental.

"Queremos que a situação mude na Guiné-Bissau. Que haja um engajamento das próprias entidades guineenses, para que a comunidade internacional possa mobilizar-se a seu favor. Este é o espírito geral" - rematou.

Disse que a comunidade internacional continua a pedir a libertação das pessoas detidas no rescaldo dos acontecimentos de 01 de Abril, mas que tudo depende da situação global de estabilidade política dentro da Guiné-Bissau e das instituições que podem levar a cabo o processo do inquérito e dos tribunais.

O secretario de Estado de Angola, país que preside a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e o presidente do Conselho de Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e chefe da diplomacia nigeriana, Odein Ajumogobia, co-dirijiram o encontro, testemunhado por representantes  da Alemanha, Brasil, Burkina Faso, Cabo Verde, Espanha, França, Gâmbia, Guiné-Bissau, Portugal, Nigéria e Senegal, bem como das Nações Unidas, União Africana, União Europeia e do Banco Mundial.

A acompanhar o secretário de Estado para as Relações Exteriores ao encontro estiveram os representantes permanentes de Angola junto das Nações Unidas, Ismael Martins, da União Africana, Manuel Augusto, e do sistema da ONU em Genebra, Arcanjo do Nascimento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário