segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Angola e Guiné-Bissau abordam cooperação militar

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), o general Francisco Furtado, analisou segunda-feira em Luanda com o seu homólogo da Guiné Bissau, o tenente-general António Indjai, a cooperação técnico-militar entre os dois países e as vias e os meios de apoiar a reforma dos setores da defesa e da segurança neste país lusófono da África Ocidental, soube-se de fonte oficial.


Francisco Furtado disse à imprensa no final do encontro que abordou com António Indjai o programa de cooperação técnico- militar entre os dois países, por forma a definir o engajamento das FAA na reforma e na criação de condições para a estabilidade permanente na Guiné-Bissau.


Adiantou que os esforços para a restruturação do setor da defesa na Guiné-Bissau estão a ser dirigidos de igual modo pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), presidida atualmente por Angola, bem como pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

"Há um esforço dirigido agora pela CPLP, liderada pela República de Angola, no qual mandatou um grupo, que desde o mês passado tem estado a trabalhar com as Forças Armadas da Guiné-Bissau", disse.
"Participamos de igual modo numa reunião da CEDEAO que teve lugar em Bissau, em Agosto deste ano, e os esforços são comuns. São esforços da CPLP, da CEDEAO, da União Africana e das Forças Armadas Angolanas", sublinhou o general Furtado.


O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné- Bissau, por seu turno, afirmou que o seu país conta com a ajuda de Angola para o desenvolvimento das forças militares nos vários domínios, designadamente na formação de quadros, e para a reforma dos setores da defesa e da segurança.


O tenente-general António Indjai iniciou sábado uma visita de quatro dias a Angola com vista ao reforço da cooperação no ramo militar, principalmente nos setores da defesa e da segurança.


Durante a sua estada, o tenente-general António Indjai e sua comitiva vão manter encontros com altas patentes das FAA e com responsáveis do Ministério da Defesa, assim como visitarão unidades e escolas militares.

Sem comentários:

Enviar um comentário