quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Enxames de gafanhotos destroem cultivos agrícolas na Guiné Bissau

Bissau, 2 set  Numerosos cultivos agrícolas, pertencentes a mais de quarenta povoados no este da Guiné Bissau, foram destruídos por enxames de gafanhotos, informaram hoje aqui autoridades.

  Esses insetos continuam em sua atividade depredadora contra plantações de arroz e outras produções apesar das chuvas, considerou o servidor público do governo, Queba Balde.


Representantes do serviço de proteção de Bafatá, principal região afetada, 150 quilômetros ao este de Bissau, afirmaram que os insetos são tão numerosos que se podem contar entre 125 e 150 por metro quadrado, segundo a publicação Africa News.

Nossas equipes estão sobre o terreno em uma zona próxima à fronteira com Senegal para pesquisar a situação e dar uma resposta apropriada à invasão, manifestou o porta-voz do Ministério de Agricultura, Juvenal Cabral.


A praga de gafanhoto do deserto, Schistocerca gregária, tem sido reconhecida como uma ameaça contra a produção agrícola em Africa e Ásia ocidental através de milhares de anos.


Segundo diversas fontes pela nociva ação dos gafanhotos em 1958 Etiópia perdeu 167 mil toneladas de grão, suficientes para alimentar a um milhão de pessoas durante um ano.

Mais recentemente, em 2004, esses insetos invadiram e atingiram plantações agrícolas de Mali, Senegal e Mauritânia, entretanto no passado ano milhares de hectares em Mauritânia sofreram seus fortes embates.

Sem comentários:

Enviar um comentário