terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tensão em Conakry preocupa Bissau

Malam-Bacai-Sanha O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, manifestou-se, no sábado, preocupado com a situação na vizinha Guiné Conakry e sublinhou que a instabilidade naquele país pode ter repercussões no seu.

Há muita coisa ainda por fazer para estabilizar a Guiné Conakry”,  afirmou Bacai Sanhá, momentos após ter desembarcado no aeroporto internacional de Bissau proveniente da Nigéria, onde, na sexta-feira, em Abuja, participou na cimeira da Comunidade Económica dos  Estados da África Ocidental (CEDEAO), e de uma visita ao país vizinho.

“A situação é preocupante porque parece que é difícil os dois candidatos às presidenciais entenderem-se”, disse.“A instabilidade na Guiné Conakry pode ter repercussões na Guiné-Bissau, mas não é só isso. É que a instabilidade naquele país significa instabilidade no continente”, sublinhou.


“Se a nossa sub-região, que já se libertou da confusão da Serra Leoa, da Libéria e caminha para se libertar da confusão da Guiné-Bissau, entrar, outra vez, na confusão da Guiné Conakry, é triste”, declarou, adiantando:“Esperemos que isso não venha a acontecer”.
“Nós, na Guiné, encontramos agora um caminho de saída e esperamos que os nossos irmãos da Guiné Conakry tenham coragem, paciência,  capacidade e inteligência para conduzirem aquele processo até ao fim”, afirmou.


“Cidade morta”


A União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG), de Cellou Dalein Diallo, candidato à segunda volta das eleições presidenciais, ameaçou, no sábado, declarar,  hoje,  Conakry “cidade morta” se os seus militantes detidos pela Polícia não forem libertados.
Um dirigente da UFDG disse, no sábado, num comício, em Hamdallaye, que os seus militantes foram “injustamente detidos”, mas não especificou o número.

 
Os fulas, que constituem maioritariamente a base eleitoral da UFDG, estão muito presentes no comércio, principalmente do pão, e nos transportes, em especial em Conakry.


Adiada para uma data posterior, a segunda volta, que estava prevista para ontem, opõe Cellou Dalein Diallo a Alpha Condé, líder e candidato da Coligação do Povo da Guiné (RPG).

No sábado, os militantes dos dois partidos confrontaram-se nas ruas de Conakry, onde um simpatizante da RPG, Ahmadou Tall, de 37 anos de idade, foi morto a tiro, perto da sede do seu partido, onde o líder falava num comício de sensibilização, apelando à calma e moderação.

Várias pessoas, apoiantes dos dois candidatos, foram feridas e outras detidas pela Polícia, algumas das quais estavam munidos de facas, tesouras e fisgas.


Na sequência destes confrontos, o Governo realizou um Conselho de Ministros extraordinário, que decidiu a suspensão da campanha eleitoral para prevenir mais confrontos violentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário