segunda-feira, 14 de julho de 2014

Presidente da Guiné-Bissau muda-se para Palácio da presidência

O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, deve mudar-se hoje da sua residência privada para o Palácio da presidência cerca de um mês após a sua investidura no cargo, disse à Lusa fonte da presidência.


Segundo a mesma fonte, José Mário Vaz "muda-se hoje e amanhã (segunda-feira) começa a trabalhar no Palácio".

Por indicações do chefe de Estado guineense não haverá nenhuma cerimónia oficial que marque a mudança, apenas um jantar informal que José Mário Vaz dará para os funcionários do Palácio e elementos do corpo de segurança.

O Palácio deixou de ser utilizado desde o dia 07 de maio de 1999 quando foi danificado ao ser atingido pelos bombardeamentos de uma Junta Militar que se revoltou contra o então presidente guineense, João Bernardo 'Nino' Vieira, entretanto, assassinado no dia 2 de março de 2009.

Desde então, os chefes de Estado da Guiné-Bissau usaram as próprias residências para viver uma vez que o Palácio ficou em ruínas transformando-se em poiso de morcegos e objeto de curiosidade de turistas até ser recuperado e ampliado pela China.

No dia 06 de julho de 2013 o edifício, recuperado e ampliado, foi entregue com a China a gastar seis milhões de euros nas obras.

Desde que foi investido no cargo a 23 de junho, o presidente José Mário Vaz vinha trabalhando na sua residência privada no bairro do Chão de Papel, onde também recebia as delegações internacionais e membros do Governo.

A ocupação do Palácio da presidência por José Mário Vaz marca desta forma a retorno à ordem constitucional na Guiné-Bissau, com a entrada em funções de todos os órgãos eleitos pelo povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário