terça-feira, 1 de julho de 2014

Presidente da Guiné-Bissau José Mário Vaz deixa Luanda

Luanda - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz , regressou hoje (terça-feira) a Bissau, depois de participar em Luanda, na cerimónia Constitutiva do Fórum dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, "FORPALOP"

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro o Chefe de Estado Guineense recebeu cumprimentos de despedida do ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, e de outras altas individualidades presentes.

Durante o encontro que decorreu na capital angolana , os estadistas dos cinco países africanos de língua oficial portuguesa reafirmaram a disposição de contribuir ativamente para desenvolverem conjuntamente as suas potencialidades.

No final do encontro que decorreu a porta fechada, os Chefes de Estado e de Governo dos PALOP assinaram a Declaração Constitutiva do FORPALOP, órgão de concertação entre os referidos Estados lusófonos do continente.  

Além da constituição, os conferencistas aprovaram também a realização da próxima Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (FORPALOP) para Cabo Verde, em 2016, para além de terem analisado igualmente a actual situação politica em África e no mundo.

O FORPALOP é um órgão multilateral que privilegia a concertação político-diplomática e de cooperação, bem como o aprofundamento das históricas relações de amizade e solidariedade.

Fazem parte do Fórum, as Repúblicas de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário