quinta-feira, 17 de julho de 2014

Temporal destrói casas e mata uma criança no bairro Plack 1, arredores de Bissau

Um forte temporal que se abateu na última madrugada sobre a capital da Guiné-Bissau destruiu cerca de duas dezenas de casas e matou uma criança no bairro de Plack 1, arredores de Bissau, constatou a Lusa.

Temporal destrói casas e mata uma criança

Bairro novo habitado por funcionários do Estado e comerciantes, dezenas de casas estão literalmente no chão e outras estão de pé mas sem a cobertura de folhas de zinco, que voaram com a força do vento.

Alfa Umaro Djaló, um dos moradores é um dos chefes de família cuja casa foi destruída pelo temporal.

Umaro Djaló não sabe dizer como tudo aconteceu por ter sido de madrugada quando a família dormia e começou a chover torrencialmente sobre Bissau.

Em lágrimas, Umaro Djaló pede "as pessoas de boa vontade" para que venham ao socorro dos moradores do bairro de Plack "que estão na desgraça" uma vez que "muitos estão ao relento".

"Peço, em nome dos moradores do bairro, que pessoas de boa vontade venham socorrer-nos. Peço ao Governo na pessoa do novo primeiro-ministro" (Domingos Simões Pereira) "que nos ajudem", disse Djaló.

O morador conta que "foi um milagre de Deus" que a casa não tenha caído "em cima" dos membros da sua família.

"São casas precárias. Somos pessoas pobres", observou Umaro Djaló.

Maram Bobo Baldé é outra moradora que tem a casa derrubada. Bobo Baldé lamenta a situação e lança apelos.

"Precisamos do vosso apoio. Ajudem-nos com materiais para reconstruirmos as nossas casas caídas", disse Bobo Baldé, contando como tudo se passou.

"Estávamos a dormir e qual não foi o meu espanto quando vi a cobertura da minha casa a voar", explicou Baldé, acrescentando que "foi desolador o que se viu" na ultima madrugada no bairro.

"Ali naquele vizinho a parede caiu-lhes em cima, aquela casa ali vi com os meus olhos a cobertura a ser levada pelo vento. Foi desolador e triste o que se viu aqui", afirmou Maram Bobo Baldé.

A moradora conta com a solidariedade "de toda gente" mas espera sobretudo que o Governo "de Domingos Simões Pereira" faça algo para ajudar os sinistrados do bairro de Plack 1 com roupa, comida e materiais para a reconstrução de casas.

No bairro de Plack 1, habitada maioritariamente por indivíduos que professam a religião islâmica o ambiente esta manha era de tristeza geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário