domingo, 13 de julho de 2014

Missão Especial da UE quer ter retrato da situação de segurança na Guiné-Bissau

Publicação1Bissau – A Missão Especial da União Europeia que se encontra em visita de trabalho à Guiné-Bissau foi recebida  quinta-feira, 10 de Julho, pelo Inspector-geral do Ministério da Administração Interna, Franacisco Malam Ndur Djata, na ausência do titular da pasta que se encontra na reunião do Conselho de Ministros.

À saída o delegado da União Europei (EU) na Guiné-Bissau, Joaquim Gonzales Dukay, disse  que o objectivo visa formular uma ideia sobre a situação de segurança nacional e internacional, com o regresso do país, depois das eleições, junto da comunidade internacional.

«A Guiné-Bissau regressa à comunidade internacional e tem muitas responsabilidades em termos de seguranças. A UE quer conhecer o parecer do Ministério da Administração Interna e está dependente das decisões políticas do Governo da Guiné-Bissau para, em função disso, procurar o apoio ao país e trabalhar com os seus parceiros e a União Europeia», disse Joaquim Gonzales Dukay.

O delegado da UE disse que os apoios da sua organização surgirão em função das directivas das novas autoridades da Guiné-Bissau, no sentido de procurar ajudas que permitam o país avançar, que passam por ajudas materiais, técnicas, financeiras, a luta contra o tráfico, o controlo das fronteiras e a formação.

Em relação às pescas o responsável máximo da UE no país disse que existe possibilidade neste sentido, em que se encontra na Guiné-Bissau uma parte desta missão especial para, em conjunto, retomar os acordos o mais rápido possível.

A missão especial da UE para a Guiné-Bissau é liderada por Sean Doyle, que é também Chefe de Divisão da União Europeia para a África Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário