segunda-feira, 7 de julho de 2014

CABO VERDE: FORUM ITINERANTE DO CINEMA NEGRO NA PRAIA E NO MINDELO

O primeiro Fórum Itinerante do Cinema Negro (FICINE) tem lugar na Praia e no Mindelo (Cabo Verde), entre 17 e 31 de Julho. O evento pretende "desconstruir estereótipos e preconceitos raciais" do continente africano e da sua diáspora.

O primeiro FICINE é dirigido a cinéfilos, profissionais e estudantes de audiovisual, antropologia e sociologia e inclui oficinas, debates e exibições cinematográficas. A iniciativa nasceu no Rio de Janeiro em novembro de 2013 e contará com a presença da brasileira Janaína Oliveira e do cineasta cabo-verdiano César Schofield Cardoso, ambos fundadores do projeto.

O FICINE é “um espaço de formação e reflexão sobre a produção mundial de cinema, fotografia e audiovisual que tem os/as negros/as como realizadores/as e as culturas e experiências negras como tema principal", explicou Samira Pereira, membro da organização. O conceito, acrescentou, inclui diversas cinematografias, que se estendem dos países africanos às suas diásporas: "de Zózimo Bulbul, no Brasil, a Isaac Julien, no Reino Unido; de Ousmane Sembene, no Senegal, a Julie Dash, nos Estados Unidos; de Zezé Gamboa, em Angola, a Jhonny Hendrix Hinestroza, na Colômbia".

As inscrições para o Forum já estão abertas e podem ser feitas a partir do site do projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário