quarta-feira, 30 de julho de 2014

Governo proíbe circulação de veículos sem matrícula ou com vidros escuros

Bissau, - O Governo da Guiné-Bissau emitiu nesta terça-feira novamente uma circular que proíbe o trânsito de veículos a motor sem matrícula ou com vidros escuros, situações que proliferam pelas estradas do país.


Na norma emitida pelo secretário de Estado da Ordem Pública, Doménico Sanca, a que a agência Lusa teve acesso, determina-se também a proibição de circulação de veículos a motor com matrículas estrangeiras para além dos períodos previstos de legalização.  

Não é a primeira vez que o Governo guineense emite a mesma ordem, que começa por ser seguida durante alguns dias para depois voltar a ser desrespeitada.

A maioria dos carros e motos em trânsito na Guiné-Bissau é comprada no estrangeiro, nomeadamente na Gâmbia e na Guiné-Conakry, pelo que é normal encontrar nas estradas guineenses viaturas que nunca chegam a trocar as chapas de matrícula destes países. 

Também é recorrente ver carros particulares ou de entidades do Estado com vidros escuros. 

Na ordem emitida por Doménico Sanca é expressamente proibida a circulação de viaturas com vidros escuros através da colocação de "películas ou outros acessórios que os tornem escurecidos ou opacos", impedindo que se vejam os passageiros no seu interior.

No comunicado diz-se que o não cumprimento da ordem implica a "tomada de medidas legais" por parte do Ministério da Administração Interna, que tutela a Secretaria de Estado da Ordem Pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário