domingo, 27 de julho de 2014

União Africana pretende missão internacional para dar ajuda urgente à Guiné-Bissau

O representante da União Africana (UA) na Guiné-Bissau, Ovídio Pequeno, defendeu  a realização de uma missão conjunta de organizações internacionais para o país lusófono, que considera que necessita de ajuda urgente.

"Por mais vontade que o governo tenha, se não for dada a ajuda necessária não conseguirá resolver os problemas profundos de que padece um país onde o Estado quase deixou de existir", referiu. 

Ovídio Pequeno falava durante a X Cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Dili, Timor-Leste, pedindo apoio para as autoridades guineenses eleitas este ano, após o golpe de Estado de abril de 2012. 

O representante da UA enfatizou "a necessidade de os parceiros internacionais, nomeadamente a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a CPLP, as Nações Unidas, a União Africana, a União Europeia e a Organização Internacional da Francofonia, levarem a cabo mais uma missão conjunta" no país.  

A missão deverá ter como objetivo analisar com o novo governo de Bissau as prioridades urgentes e perspetivar a preparação da conferência internacional de doadores, prevista para este ano, e "poderá ser aproveitada para fazer uma análise profunda, em conjunto com as autoridades nacionais, sobre a transformação da ECOMIB depois da expiração do seu mandato em finais de 2014", acrescentou.

A ECOMIB é um contingente militar de 700 elementos da África Ocidental estacionado na Guiné-Bissau no âmbito da CEDEAO, para pacificação do país após o golpe de 2012. 

"Ao mesmo tempo que lançamos um veemente apelo à comunidade internacional e aos nossos parceiros para uma ajuda mais célere à Guiné-Bissau, é imperioso desafiar os próprios guineenses a um entendimento, a um sentido de responsabilidade e de patriotismo na defesa dos interesses superiores da Nação", sublinhou Ovídio Pequeno.

Sem comentários:

Enviar um comentário