quarta-feira, 4 de junho de 2014

Representante da ONU rejeita que tráfico de droga seja principal preocupação na Guiné-Bissau

O representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau, José Ramos Horta, rejeitou ontem em comunicado a ideia de que o tráfico de droga seja a principal preocupação na Guiné-Bissau, tal como referido na segunda-feira pela Interpol e por outro representante da ONU.


"Em mais de um ano de presença ativa no país, José Ramos Horta nunca observou que este seja o principal problema", escreve-se num comunicado do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).


No documento, Ramos Horta considera que problemas mais graves "são a rapina das florestas e dos mares, a má gestão dos recursos nacionais, a extrema pobreza e a corrupção".


"O tráfico de droga na Guiné-Bissau é diminuto comparativamente a outros países da região que certos interlocutores internacionais não têm a coragem de identificar, arranjando no entanto coragem para apontar o dedo ao país mais fraco, que é a Guiné-Bissau", refere.


Ramos Horta lamenta que ao longo de mais de um ano nunca tenha havido resposta aos apelos que fez para uma "mobilização imediata de recursos visando a capacitação aérea e marítima para pôr cobro ao tráfico de droga e à pesca ilegal" no país.


"A comunidade internacional tem de passar a ser coerente com o que diz, realizando ações concretas na área do policiamento marítimo, formação e equipamento da Polícia Judiciária, Polícia Marítima e sistema judicial para pôr fim aos abusos e à impunidade", sublinha Para o representante da ONU, "África tem de deixar de ser o bode expiatório para os produtores e traficantes de droga da América Latina e os seus habituais cúmplices na Europa".


"Sem esta dupla cumplicidade - a sul-americana e a europeia -, a Guiné-Bissau e outros países da África Ocidental deixariam de ser pontos de trânsito e vítimas da droga".


Na segunda-feira, durante uma visita a Bissau, Ronald Noble, secretário-geral da Interpol - Organização Internacional de Polícia Criminal, referiu que o "tráfico de droga" continua a ser a ser a principal preocupação do ponto de vista do crime organizado no país.


Na mesma visita, Saidi Djinnit, representante das Nações Unidas para a África Ocidental, concordou com a ideia e realçou até que nos últimos anos a África Ocidental passou a ser também "uma zona de consumo e produção" de droga.

Ramos Horta chegou à Guiné-Bissau a 13 de fevereiro do último ano como Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, função que vai desempenhar até final deste mês.


@Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário