terça-feira, 3 de junho de 2014

Doentes com Sida tratados sem custo multiplicaram por sete

O número de pessoas infetadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) tratadas gratuitamente com antirretrovirais (ARV) na Guiné-Bissau multiplicou por sete em cinco anos, disse hoje à Lusa Anaximandro Menut, secretário-executivo do Serviço Nacional de Luta contra a SIDA (SNLS).

Doentes com Sida tratados sem custo multiplicaram por sete


"Começámos em 2009 com menos de mil pessoas em tratamento e os dados do primeiro trimestre de 2014 apontam para mais de 7000 pessoas em tratamento ARV", explicou.

O secretário-executivo do SNLS falava hoje na sede do serviço, em Bissau, na cerimónia de entrega de motas por parte do Programa Alimentar Mundial (PAM) para reforço de ações descentralizadas de apoio a seropositivos.

Há ainda "aproximadamente 10 mil pessoas que fazem pré-TARV (pré-tratamento antirretroviral), ou seja, às quais já foi diagnosticado VIH, mas estão em fase de acompanhamento, ainda sem critérios de elegibilidade para tratamento", acrescentou Anaximandro Menut.

Para aquele responsável, trata-se de uma "evolução positiva em termos da resposta nos centros de tratamento ARV em todo o país", numa altura em que a Guiné-Bissau continua a registar valores alarmantes de prevalência da SIDA, sublinhou.

"O VIH e a SIDA representam um desafio enorme para a Guiné-Bissau: a prevalência é de 3,3% na população geral, mas superior a 5% na faixa etária dos 15 aos 49 anos, uma das prevalências mais elevadas da região", destacou Anaximandro Menut à Lusa.

No terreno, uma das preocupações prioritárias passa por prevenir a "transmissão vertical", ou seja, de mãe para filho, razão pela qual o SNLS está a fazer apelos constantes para que as grávidas façam testes rápidos ao VIH, disponíveis em todos os centros de saúde.

Com um novo governo e Presidente da República prestes a tomar posse, Anaximandro Menut considera prioritários os contactos com parceiros internacionais para conseguir mais quantidades de antirretrovirais.

"São necessários mais medicamentos ARV para poder responder à demanda", refere, tendo em conta que agora o SNLS só conta com um parceiro, o Fundo Global de Luta Contra a Sida e a Tuberculose, que financia as atividades a 80 por cento.

"No passado tínhamos outros parceiros, como o Banco Mundial, que precisamos de atrair de novo", concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário