quinta-feira, 12 de junho de 2014

POLÍCIA DA ONU AGRACIADA EM BISSAU

São homens e mulheres, vestem uniformes das forças policiais ou militarizadas dos seus países, mas sempre com as insígnias e as boinas azuis das Nações Unidas. São a UNPOL, a Policia das Nações Unidas, em serviço do UNIOGBIS. Muitos têm vasta experiência em zonas tão distintas do mundo, como Haiti, Timor-Leste, Kosovo, República Democrática do Congo.medalhas 1

Estão na Guiné-Bissau, integrados numa missão política e de aconselhamento, diferente do peacebuilding das zonas de conflito e sob Mandato das Nações Unidas. Trabalham no apoio à reforma das forças de segurança e de defesa de um País que acaba agora de regressar à Ordem Constitucional, e que se prepara para a tomada de posse do novo Parlamento, Presidente da República e Governo constitucionais.

O Representante Especial do Secretário-geral da ONU, José Ramos-Horta, presidiu a uma cerimónia de entrega de Medalhas a estes servidores da paz e da segurança das instituições e do Estado de Direito.

Cerimónia testemunhada por altas autoridades nacionais, como o Comandante Geral da Policia de Ordem Publica, major-general Armando Nhaga, pelo Conselheiro Policial Sénior, Carlos Graça, e pelo Chefe do Sector para o Estado de Direito e Segurança das Instituições (ROLSI), do UNIOGBIS, Antero Lopes. Entre os convidados, o Chefe do Estado-maior das Falintil-FDTL, General Lere Anan Timur, e o Comissário Geral da Policia Nacional de Timor-Leste, Longuinhos Monteiro, além de representantes militares da CEDEAO.

Um agente da Polícia das Nações Unidas falou em nome dos colegas agraciados sobre o desempenho ao serviço do UNIOGBIS na Guiné-Bissau.

José Ramos-Horta e demais individualidades entregaram a estes oficiais e sargentos da UNPOL a Medalha das Nações Unidas, uma condecoração atribuída desde 1953 às forças da ONU integradas em operações de forças internacionais, manutenção da paz e crises humanitárias, originadas por conflitos armados ou desastres naturais.

O Representante Especial do Secretário-geral da ONU elogiou os agentes pelo trabalho de grande exigência e dedicação e fez votos para que continuem a dar o seu contributo, nesta nova fase que agora se inicia na vida dos guineenses.

Aos jornalistas, Ramos-Horta destacou as boas relações existentes entre a UNPOL e as forças de segurança e de defesa da Guiné-Bissau. Reiterou a necessidade de reformas destas forças, e para esse esforço considera adequado o actual modelo da missão da Policia das Nações Unidas no âmbito da UNIOGBIS.

Nesta cerimónia, Ramos Horta recebeu também um quadro onde os agraciados e a força da UNPOL, destacam o “profissionalismo, a dedicação, a liderança” de Ramos-Horta “ao povo da Guiné-Bissau, à paz, á segurança á escala mundial”.

Sem comentários:

Enviar um comentário