quarta-feira, 25 de junho de 2014

PR José Mário Vaz (JOMAV) ouve partidos políticos com representação parlamentar

SONY DSCBissau – O Presidente da República José Mário Vaz (JOMAV) iniciou, na tarde desta terça-feira, 24 de Junho, a auscultação dos partidos políticos com representação parlamentar, com a finalidade de proceder à nomeação do Primeiro-ministro.

A primeira formação partidária recebida foi o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), chefiado pelo Presidente Domingos Simões Pereira, que à saída deste encontro disse tratar-se do cumprimento de formalidades constitucionais inerentes ao Chefe de Estado.

O líder do PAIGC disse também que vai aguardar que o decreto que nomeia o futuro Primeiro-ministro da Guiné-Bissau seja conhecido dentro em breve.

Para o Secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), Florentino Mendes Pereira, com os estes gestos estão a ser dados os passos para a oficialização da nomeação do próximo Chefe do Governo. A delegação do PRS foi chefiada pelo seu Presidente, Alberto Nambeia.

No que respeita aos outros partidos com assento parlamentar, nomeadamente o Partido da Convergência Democrática (PCD) e a União para a Mudança (UM), ambos estiveram representados em encontros distintos com o novo Chefe de Estado guineense. Além de elogiarem o «bom início» dos trabalhos de JOMAV, manifestaram interesse na rápida publicação do decreto Presidencial que nomeia o novo Chefe do Governo.

Estas auscultações podem ainda continuar, com a sociedade civil guineense e outras formações políticas sem representação na Assembleia Nacional Popular.

Sem comentários:

Enviar um comentário