terça-feira, 24 de junho de 2014

Onze Chefes de Estado assistem à investidura de JOMAV

Bissau – Pela primeira vez na história da democracia multipartidária do país, mais de uma dezena de Estados de diferentes cantos do mundo participaram esta segunda-feira, 23 de Junho, na cerimónia de investidura do novo Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz (JOMAV).

10491209_741470562562101_5220686932347361921_n

O acto que decorreu no Estádio Nacional 24 de Setembro, em Bissau, contou com a presença do Presidente da República do Burkina Fasso, Blaise Compaore, do Presidente da República da Gâmbia, Yahya Jammeh, do Presidente do Gana, John Dramani Mahama, que exerce a liderança rotativa da Comunidade Económica de Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEAO), bem como Presidente do Mali, Ibriam Aboubacar Keita.


Ao nível dos países lusófonos, apenas a Republica de Cabo Verde foi representada pelo seu Chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca.


Do Níger chegou a Bissau o seu Chefe de Estado, Issuofou Mahamadou, e da Nigéria veio igualmente o seu Presidente da República, Gooluck Jonathan.

Da República do Senegal, o Presidente Macky Sall era também esperado em Bissau para a cerimónia que marca oficialmente o início das funções do novo Presidente guineense.

O Chefe de Estado do Togo e o Presidente da República da Guiné-Conacri Alpha Conde, participam também nesta cerimónia.

No que respeita às delegações, a República da Guiné-Equatorial fez-se representar nesta cerimonia pelo seu Primeiro vice-Primeiro-ministro, Clemente Ongonga Nguema Onguene. Angola enviou para Bissau o seu ministro da Defesa Nacional, João Lourenço.

De Portugal e de Moçambique estiveram presentes neste acto solene de investidura de JOMAV os respectivos ministros dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete e Odimiro Baloi.

Pelo Brasil, Paulo Andrade Pinto, sub-Secretário-geral da Política para África e médio Oriente, representou Dilma Roussef no acto.


Relativamente às organizações internacionais a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) enviou para Bissau o seu Secretário Executivo, Murade  Murargy, CEDEAO foi representada ao seu mais alto nível pelo Presidente da Comissão Kadre Desire Ouedraogo.


A União Europeia, uma das maiores parceiras de desenvolvimento da Guiné-Bissau, mandou  o seu Director para a África Ocidental e Central, Peteres Ustubs.

Sem comentários:

Enviar um comentário