domingo, 8 de junho de 2014

INAUGURADA PRIMEIRA FÁBRICA DE SECAR CAJU NA GUINÉ-BISSAU

  


Uma empresa portuguesa inaugurou esta sexta-feira, uma fábrica na Guiné-Bissau que vai passar a secar a castanha do caju, principal produto de exportação no país, anunciaram os proprietários.

A unidade com capacidade de secar 50 toneladas por dia é um investimento da empresa portuguesa Tentação Sarl na vila de Safim, a 25 quilómetros de Bissau, disse Fernando Gomes, um dos sócios da empresa lusa.

A unidade tem capacidade para secar e crivar a castanha de caju. Funcionará num sistema rotativo, mecanizado e simples, podendo também calibrar separar por tamanho a castanha e a respetiva amêndoa.

Mário Mendonça, em representação da Agência Nacional do Caju ANCA, elogiou a nova fábrica frisando que “há muito que o país precisava de uma unidade desta natureza”, devido a problemas causados pela chuva que têm afetado o caju da Guiné-Bissau.

Para Mamadu Jamanca, presidente da Associação dos Importadores e Exportadores da Guiné-Bissau, todos os intervenientes do setor do caju “devem acarinhar” a iniciativa por ser, por enquanto, a única no país.

Antes de embarcar a castanha guineense no porto de Bissau, o comprador indiano procede a uma avaliação da qualidade e quase sempre deita por terra grande quantidade do produto alegando má qualidade.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário