A Guiné-Bissau deu um passo importante para a retoma da normalidade constitucional. os novos legisladores tomaram posse hoje. numa cerimónia que contou com forte presença do Corpo Diplomático, mas com ausência do Presidente de Transição Serifo Nhamadjo.
Trata-se da nona legislatura da Assembleia Nacional Popular que põe fim a dois anos de um período de transição, iniciado com o golpe de Estado de 2012.
Um golpe que depôs o então governo de Carlos Gomes Júnior e interrompeu a segunda volta das eleições presidenciais opondo Carlos Gomes Júnior e Kumba Yala, este último falecido em Maio passado.
Ao todo são 102 deputados. 57 do PAIGC, 41 do PRS, dos do Partido da Convergência Democrática, um da União Para a Mudança e um do Partido Nova Democracia.
A primeira sessão desta nona legislatura culminou com a eleição, pela maioria dos deputados, de Cipriano Cassamá, no cargo do Presidente da Assembleia Nacional Popular.
Deputado pelo PAIGC, partido vencedor de eleições, Cassamá foi eleito com 94 votos a favor, três contra e duas abstenções, no universo de 99 votantes.
Assim, está aberto o processo para a investidura do eleito Presidente da República José Mário Vaz, prevista para o dia 23 deste mês e consequente empoçamento do novo Governo, que será liderado por Domingos Simões Pereira.
Sem comentários:
Enviar um comentário