quarta-feira, 18 de junho de 2014

Novos Deputados tomaram posse ontem 17, e elegeram Cipriano Cassamá para Presidente da Assembleia Nacional Popular

A Guiné-Bissau deu um passo importante para a retoma da normalidade constitucional. os novos legisladores tomaram posse hoje. numa cerimónia que contou com forte presença do Corpo Diplomático, mas com ausência do Presidente de Transição Serifo Nhamadjo.


Trata-se da nona legislatura da Assembleia Nacional Popular que põe fim a dois anos de um período de transição, iniciado com o golpe de Estado de 2012.

Um golpe que depôs o então governo de Carlos Gomes Júnior e interrompeu a segunda volta das eleições presidenciais opondo Carlos Gomes Júnior e Kumba Yala, este último falecido em Maio passado.

Ao todo são 102 deputados. 57 do PAIGC, 41 do PRS, dos do Partido da Convergência Democrática, um da União Para a Mudança e um do Partido Nova Democracia.

A primeira sessão desta nona legislatura culminou com a eleição, pela maioria dos deputados, de Cipriano Cassamá, no cargo do Presidente da Assembleia Nacional Popular.

Deputado pelo PAIGC, partido vencedor de eleições, Cassamá foi eleito com 94 votos a favor, três contra e duas abstenções, no universo de 99 votantes.

Assim, está aberto o processo para a investidura do eleito Presidente da República José Mário Vaz, prevista para o dia 23 deste mês e consequente empoçamento do novo Governo, que será liderado por Domingos Simões Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário