quinta-feira, 26 de junho de 2014

Presidente nomeia Domingos Simões Pereira como primeiro-ministro

O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, nomeou Domingos Simões Pereira como primeiro-ministro, de acordo com um decreto presidencial divulgado ao princípio da noite.

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) abriu caminho para o lugar de chefe do executivo depois de a força política que dirige ter vencido com maioria absoluta as eleições legislativas de 13 de abril.

O decreto presidencial 34/2014, que designa o novo primeiro-ministro, refere que a nomeação foi feita depois de cumpridas "as formalidades constitucionais", nomeadamente, "a análise dos resultados eleitorais, bem como a audição dos partidos políticos com representação na Assembleia Nacional Popular".

A designação foi feita antes de José Mário Vaz partir para a cimeira de chefes de Estado da União Africana (UA).

O Presidente guineense deverá regressar a Bissau na segunda-feira, dia após o qual deverá ser agendada a posse do primeiro-ministro e do Governo.

Os novos órgãos de soberania eleitos em abril e maio sucedem às autoridades de transição, que tinham sido nomeadas depois do golpe de Estado militar de 12 de abril de 2012.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário