domingo, 2 de março de 2014

União Europeia e Programa Alimentar Mundial assinam acordo para reforçar alimentação e nutrição na Guiné-Bissau

O Embaixador Joaquín González-Ducay, Chefe da Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau, e o Sr. Ussama Osman, Director de País e Representante do Programa Alimentar Mundial (PAM), assinaram um acordo de contribuição por um montante de 5 milhões de Euro (cerca de 3 mil e 280 milhões de Francos CFA) no quadro da execução de programa "Acções Integradas em Nutrição e Desenvolvimento Agrícola" (UE-AINDA).

 O Embaixador González-Ducay and o Representante Osman após a conclusão do acordo (1)


"A contribuição da União Europeia chega em tempo oportuno, tendo em conta que quase todas as famílias guineenses dependem, para a sua subsistência, do rendimento da castanha de caju", declarou o Representante do PAM, Ussama Osman. "Mesmo em 2014 a campanha de caju pode vir a ser afectada por factores internos e externos, conduzindo a rendimentos diminuídos, o que terá um impacto sobre o poder de compra dos pequenos produtores".

A contribuição da União Europeia será utilizada pelo PAM para fornecer alimentos durante três anos para cerca de 56 mil beneficiários, principalmente crianças desnutridas, mulheres grávidas e lactantes, doentes de tuberculose e suas famílias, ao nível nacional.

Além do aprovisionamento de comida aos mais pobres e indefesos, a União Europeia financiará um sistema efectivo de seguimento e um mecanismo de alerta precoce das crises alimentares.

As actividades serão realizadas em parceria com Organizações Não-Governamentais, Organizações Comunitárias de Base e os parceiros do Grupo de Segurança Alimentar e Nutrição (GSAN) da Guiné-Bissau.

No final, o Embaixador González-Ducay destacou que "a erradicação da fome é um elemento impreterível da luta contra a pobreza, o alicerce da estratégia da União Europeia para o desenvolvimento.

A decisão de criar o programa UE-AINDA, que abordará ambas fome e pobreza, e de confiar a execução de uma sua componente ao PAM constitui mais um exemplo do engajamento permanente da União Europeia junto do povo da Guiné-Bissau".

Sem comentários:

Enviar um comentário