quinta-feira, 27 de março de 2014

CEDEAO avalia situação política do Mali e Guiné-Bissau e prepara cimeira UE-UA

Yamoussoukro - Os Chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), reúnem-se, nos dias 28 e 29 de Março, em Yamoussoukro, capital política da Costa de Marfim.

Será a 44 Cimeira Ordinária, cujo objectivo é analisar, entre outros assuntos da actualidade na sub-região, os últimos desenvolvimento da situação político militar na Guiné-Bissau, cujas eleições gerais, Legislativas e Presidenciais, estão marcadas para o dia 13 de Abril próximo, que culminará com o fim da transição.

Com efeito, espera-se deste encontro importantes decisões sobre a Guiné-Bissau que tem vindo a beneficiar de grandes apoios e solidariedade da CEDEAO ao longo deste período de transição, de mais dois anos. Analistas diplomáticos pensam que estes apoios não deverão terminar com a realização das eleições gerais, uma vez que há ainda importantes acções a serem desenvolvidas para a estabilidade política, nomeadamente as reformas no sectores da defesa e segurança.

A Cimeira, em que participa o Chefe de Estado da Guiné-Bissau, Aladje Manuel Serifo Nhamajo, culminará com o fim do mandato do Presidente em exercício, Alassane Ouatttara, Presidente da República da Costa de Marfim.

Os estadistas da África Ocidental vão analisar o Relatório Anual da Comissão da CEDEAO, o Relatório da 71 Sessão Ordinária do Conselho de Ministros da CEDEAO, os Relatórios da 12 e 13 Sessões Extraordinárias do Conselho de Ministros da CEDEAO e o Relatório da 31 Sessão Ordinária do Conselho de Mediação e Segurança da CEDEAO.

Ainda na agenda dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO está a situação política e de segurança e os esforços de mediação desenvolvidos pelo mediador Blaise Campaoré, Presidente do Burquina Faso e o mediador associado, Goodluck Ebele Jonathan, Presidente da República Federativa da Nigéria.

Igualmente, no encontro de Yamoussoukro, está previsto, ainda, a análise das iniciativas e respostas da CEDEAO às crises multissectoriais no Mali, bem como do memorando sobre a criação da Divisão de apoio às operações de paz e do memorando da estratégia marítima integrada da organização.

Na Cimeira de Yamoussoukro participam, entre outras personalidades, o Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Ocidental, Nkosazana Dlamini-Zuma. A sul Africana Dlamini-Zuma é também a Presidente da Comissão da União Africana.

Sem comentários:

Enviar um comentário