sexta-feira, 7 de março de 2014

Comunicado á imprensa : Da Cruz Vermelha da Guiné-Bissau

A Cruz Vermelha da Guiné-Bissau é uma instituição de carácter humanitária, que inspira na realização das suas actividades nos princípios do Direito Internacional Humanitário e age no respeito dos princípios fundamentais do movimento Internacional da cruz vermelha que são:


Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade, Universalidade.


A Cruz Vermelha da Guiné-Bissau tem como Missão principal, prevenir e aliviar, com Imparcialidade absoluta, o sofrimento das comunidades mais vulneráveis, sem discriminação por motivos de nacionalidade, de raça, sexo, classe, religião ou opinião política.


A sua visão, é tornar-se uma Sociedade Nacional credível, capaz de organizar serviços de socorros de urgência. Contribuir para melhorar a saúde, criar serviços de apoio às comunidades vulneráveis, adaptados às condições nacionais e regionais, e aliviar o sofrimento de vítimas das calamidades.


No quadro de cumprimento da sua missão para que foi incumbida, a CVGB elaborou e implementou durante os quatros dias um plano de contingência que visa proteger e assistir as vítimas de diferentes casos que são verificados ao longo de festividade cultural do carnaval, situações como por exemplo: acidentes, perda da coincidência, dor da cabeça, ferimento, agressão física e muitos outros casos que merecem assistência humanitária.


Este plano de acção teve o seu inicio no dia 25 de Fevereiro com a selecção e reciclagem dos voluntários socorristas, juntamente com pontos focais de RLF (restabelecimento de laços familiares).


Os voluntários foram divididos em 18 brigadas fixas e uma brigada móvel 07 voluntários em cada e distribuídos na cidade de Bissau da seguinte maneira: 1 Estacionamento Pindjiguiti, 1 Brigada Igreja Católica Central, 1 Brigada Praça de Império, 1 Brigada Chapa de Bissau, 1 Brigada de Bairro Ajuda, 4 em Antula, 5 Bairro Militar, 2 Gerico, 1 Quelelé e 1 móvel.


Voluntários circularam através das artérias de Bissau e observaram movimentação das populações em caso da necessidade para assistir em primeiros socorros, alguns casos graves foram assistidos e depois evacuados para o Hospital Simão Mendes


No que diz respeito as acções RFL (Restabelecimento de Laços Familiares) durante o plano de contingência Carnaval 2014, é salutar mencionar que em cada brigada tínhamos um ponto focal de RLF para assegurar assistência às crianças separadas de suas famílias.


Durante o cumprimento de plano de contingência foram assistidos 99 vitimas com casos diferentes entre quais (ferimento, desmaio, cansaço, dor da cabeça). Havia dois ferimentos leves e 10 casos graves em que dois casos foram rapidamente atendidas pela equipe de primeiros socorros e evacuados para o hospital Simão Mendes.


Nas brigadas quando uma criança foi encontrada sozinha é automaticamente registada pelo registo numa ficha bem preparada, com as informações fornecida pela criança antes de ser levado para a cruz vermelha. Na sede central fixamos uma brigada móvel com raparigas amas, estas tem a tarefa específica de cuidar da comida, água e habitação, em particular das crianças desaparecidas.


No centro de recepção, há um voluntario que é o ponto focal de RLF que regista a entrada e saída da criança, identificando a mesma com um formulário de inscrição que contém o nome da criança, nome do pai, da mãe, cor da roupa, morada e outras identificação que a crianças pode mencionar para facilitar os voluntários á encontrar pais ou encarregados das crianças. E depois enviamos comunicado para as rádios informando do desaparecimento da criança e local onde se encontra a criança, no ato da entrega são registados obrigatoriamente com uma peça de identificação todos os pais e encarregados de educação que receberam a criança.


Este ano conseguimos encontrar e devolver 123 crianças separadas, entre quais 44 de sexo masculino e 79 de sexo feminino.


Pode se considerar que este ano atingimos 98% da previsão em assistência humanitária entre os casos encontrados e solicitados, resultado positivo em comparação com os anos anteriores, contudo ao longo da execução deste plano, deparamos com grandes dificuldades tanto a nível dos materiais de primeiros socorros, assim como meios financeiros para satisfazer algumas necessidades administrativas, mas, sendo a nossa missão é aliviar e proteger os mais vulneráveis, cumprimos com o nosso dever com orgulho e vontade acima de tudo, minimizamos o sofrimento das pessoas que necessitam no momento sem quais quer discriminação.


Queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os que directa ou indirectamente contribuíram para o festejo de carnaval corra bem, em especial a nossa gratidão vai para a comissão organizador, órgãos da comunicação social, polícia da ordem pública, Guarda Nacional, hospital Nacional Simão Mendes e centros de Saúde.


Sede Nacional:
Av. Unidade Africana 1/2; C.P. 14-1036 Bissau
Secretario Geral
Francisco José Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário