sexta-feira, 7 de março de 2014

20 Pré-Candidatos às eleições presidenciais entregaram documentos no Supremo Tribunal de Justiça

O Supremo Tribunal de Justiça recebeu 20 pedidos de candidatos partidários como independentes que vão ser lisados e verificados e valiados até ao dia 17 de Março, depois do qual serão afixadas as listas de candidatos que reuniram condições para participar na corrida à cadeira presidencial bem como dos que reuniram requisitos para serem deputados da nação.

Para as legislativas 16 partidos vão concorrer aos 100 lugares no parlamento da Guiné-Bissau.

Nos dias anteriores, o Presidente de Transição Serifo Nhamadjo desmentiu rumores que davam conta da sua candidatura às eleições presidenciais de 13 de Abril. Em conferência de imprensa, Serifo Nhamadjo ladeado dos seus conselheiros, afirmou à imprensa que não vai se candidatar por questão de coerência.

Foi o próprio Presidente Serifo Nhamadjo que foi pedir a CEDEAO para vedar as candidaturas do Presidente e do Primeiro-Ministro de Transição como forma de garantir maior fiabilidade e transparência do processo eleitoral.

Aos microfones dos Jornalistas, o Presidente de Transição disse que há vontades de cidadãos guineenses, entre membros da sociedade civil, militares, políticos e até pressão internacional, sem mencionar de que País ou Organização interessados na sua candidatura, mas avançou" Eu Serifo Nhamadjo que estou a exercer essas funções não sou candidato a nenhumas eleições".

Serifo Nhamadjo foi ainda mais longe ao pedir a tranquilidade para as pessoas: "que as pessoas fiquem tranquilas, não vou constituir obstáculo e nunca serei factor de instabilidade neste País".

Assim o chefe de estado esclarecia as dúvidas sobre uma eventual candidatura às próximas eleições também contestada pelo Movimento Nacional da Sociedade Civil guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário