quinta-feira, 6 de março de 2014

Orfanatos na Guiné-Bissau estão preventivamente a armazenar comida por causa de eleições

DSC01440_2_2Peter Thompson, chefe da missão de observação do parlamento britânico para as eleições na Guiné-Bissau, lamentou que as escolas e orfanatos neste país estejam tão preocupadas com o impacto das eleições que estão preventivamente a armazenar mantimentos para lidar com eventuais emergências que possam surgir.

As declarações de Peter Thompson surgiram após um périplo a várias instituições de cuidado infantil na cidade de Bissau e arredores, visitas que surgem no âmbito da missão do Grupo Parlamentar do Reino Unido para a Guiné-Bissau, que Peter Thompson coordena.

Esta deslocação incluiu visitas a instituições que acolhem crianças que foram abusadas sexualmente ou que têm sérias perturbações físicas ou mentais. As crianças institucionalizadas eram órfãs, foram abandonadas pelas suas famílias ou encontravam-se em sério risco de sofrerem actos de violência por parte dos seus familiares.

“É chocante que, em 2014, orfanatos e escolas sejam obrigadas a arranjar fundos para armazenar arroz e água, para prevenir que a disputa eleitoral ponha a alimentação das crianças em risco. Este é um problema que nem sequer devia ser uma questão no século XXI e envergonha todos os que querem perverter o rumo da democracia. Que este caso seja uma lição para todos os que participam nestas eleições, sejam candidatos ou apoiantes”.

“A classe política da Guiné-Bissau tem a oportunidade de mostrar ao mundo que a sua attitude em relação às eleições irá elevar os cidadãos do seu país e dar-lhes um futuro partilhado e irá remover o medo da incerteza”, afirmou.

Sem comentários:

Enviar um comentário