terça-feira, 18 de março de 2014

Guiné-Bissau debate igualdade de género a caminho das eleições gerais de abril

O governo de transição da Guiné-Bissau e diversas entidades promotoras da igualdade de género lançam hoje um estudo sobre a participação das mulheres na política e tomada de decisões no país, anunciou a organização.


O documento de 86 páginas foi lançado às 10:00, no Centro Cultural Franco-Guineense, em Bissau, pelo primeiro-ministro de transição, Rui de Barros, com a participação do representante das Nações Unidas no território, José Ramos-Horta.


O programa do evento conta ainda com um desfile de trajes guineenses, bem como com a participação de artistas nacionais.


"A realização do estudo parte da necessidade de dar maior visibilidade e valorizar o papel das mulheres enquanto protagonistas na política formal e ativa", destaca a missão das Nações Unidas em comunicado.


As eleições presidenciais e legislativas de 13 de abril "devem constituir uma oportunidade para os atores políticos e sociais estabelecerem um compromisso sério para com as questões da igualdade de género", acrescenta.


Para além do governo de transição e das Nações Unidas, esteve envolvida na elaboração do documento a Plataforma Política das Mulheres da Guiné-Bissau.


@Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário