quarta-feira, 19 de março de 2014

Mais de 775 mil eleitores votam nas eleições Gerais

Bissau - Mais de 775 mil cidadãos guineenses com capacidade eleitoral activa deverão votar nas próximas eleições Gerais marcadas para 13 de Abril na Guiné-Bissau, que irão escolher o novo Governo e o próximo Presidente da República.

«Para conhecimento público e registo histórico, aproveito esta ocasião para anunciar os resultados definitivos do recenseamento eleitoral, onde foram registados 775.508 cidadãos com capacidade eleitoral activa», disse Batista Te, ministro da Administração Territorial e do Poder Local.


Os dados foram avançados pelo governante esta terça-feira, 18 de Março, em Bissau, durante a cerimónia de entrega dos cadernos eleitorais por parte do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), enquanto entidade executora do processo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE).


De acordo com o governante, os dados são relativos ao território nacional e diáspora, nomeadamente Senegal, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Conacri, Portugal, Espanha e França.


No que diz respeito aos cadernos eleitorais, o Director-geral do GTAPE, Cristiano Na Bitan, entregou ao Presidente da CNE 2.983 cadernos contendo os respectivos mapas de distribuição das mesas de Recenseamento Eleitoral e Mesas da Assembleia de Votos.


«O acesso a estes documentos é extensivo aos representantes dos partidos políticos e candidatos, desde que formalmente o solicitem ao GTAPE», informou Baptista Té.


Na cerimónia, Baptista Té afirmou ainda que, em termos de resultados o processo de recenseamento eleitoral, que durou pouco mais de dois meses, foi um sucesso total com os resultados acima referidos.


Com esta entrega a CNE entra assim no período de inalterabilidade de dados eleitorais, que teve início a 14 de Março e termina a 12 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário