quinta-feira, 27 de março de 2014

Direção-Geral da Saúde em Portugal adota medidas preventivas. Risco de que chegue à Europa é baixo.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) em Portugal deu indicações a hospitais e centros de saúde para estarem atentos a casos suspeitos de ébola, na sequência de um surto do vírus detetado em fevereiro na Guiné - também conhecida por Guiné-Conacry para a distinguir da Guiné-Bissau.

"O Centro Europeu para o Controlo de Doenças concluiu que o risco de o vírus chegar à Europa é muito baixo. No entanto, não é probabilidade zero, por isso avisámos as administrações regionais de saúde para os serviços estarem atentos e notificarem a DGS caso apareça alguém com sintomas vindo daquela zona de África", disse Graça Freitas, subdiretora da DGS.

Foram ainda dadas indicações para que nas consultas de medicina do viajante se informe as pessoas sobre os riscos de viajar para a Guiné e quais os cuidados necessários.

Já morreram na Guiné Conakry 61 pessoas com o vírus ébola. Estão confirmadas mais cinco mortes na vizinha Serra Leoa. No Canadá, suspeita-se que um homem esteja infetado, depois de ter viajado para aquela zona de África.

Sem comentários:

Enviar um comentário