segunda-feira, 9 de abril de 2012

Eleições: Cinco candidatos lamentam que STJ tenha indeferido pedido de nulidade

Guiné-Bissau/eleições: Cinco candidatos lamentam que STJ tenha indeferido pedido de nulidade

Bissau, 08 abr (Lusa) - Os cinco candidatos que contestaram os resultados das eleições presidenciais da Guiné-Bissau lamentaram hoje "profundamente" que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) tenha indeferido o pedido de nulidade do escrutínio, e reafirmam a não participação na segunda volta.

No sábado, o STJ da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais de dia 18 de março e negou provimento às queixas dos cinco candidatos, que consideram que as eleições foram fraudulentas.

As queixas foram apresentadas pelos candidatos Serifo Nhamadjo, Kumba Ialá, Henrique Rosa, Afonso Té e Serifo Baldé, que não reconhecem os resultados que deram a vitória a Carlos Gomes Júnior. Kumba Ialá, que ficou em segundo lugar, recusa-se a ir à segunda volta, entretanto marcada para dia 22.

Os cinco requereram a anulação das eleições, a declaração de inconstitucionalidade da candidatura de Carlos Gomes Júnior, primeiro-ministro, e a declaração de ilegalidade do uso pelo PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, no poder) da bandeira nacional do país. Tudo foi negado pelo STJ.

Hoje, em comunicado conjunto, os cinco reiteraram "legítima e serenamente a posição anteriormente assumida, não só de contestar a totalidade do processo eleitoral como ainda de não participar na segunda volta e de solicitar a anulação das eleições, permitindo um recenseamento de raiz a fim de se fazer uma verdadeira justiça eleitoral".

Na opinião dos cinco, o STJ "perdeu a oportunidade de faze jus à história ao não saber de novo pautar-se pelo equilíbrio e pelo caminho da dignificação moral e profissional".

"Não recuaremos, a bem da justiça e da verdade eleitoral", dizem os cinco candidatos no comunicado.

FP.

Lusa/fim

1 comentário:

  1. cinco palhaços ridiculos sim, tenham vergonha a vossa era ja acabou, basta de politicos que so aparecem no momento de embate eleitoral, oportunistas, dizem que ouve fraude, onde estiveram os vossos delegados de mesa, porque assinaram as atas se havia fraude. voçes nao qurem a paz mas é a vossa alma que nao tera a paz, Deus vai julgar-vos

    ResponderEliminar