sábado, 2 de janeiro de 2010

Ambiente : Setúbal já contribuiu com 4912 garrafas: Campanha do Projecto VIVA decorre até 6 de Janeiro de 2010


Entre 6 e 27 de Dezembro, as lojas LIDL de Setúbal registaram 4912 garrafas de água no âmbito do Projecto VIVA. Em período, nas lojas LIDL de todo o país foram registadas 60.074 garrafas. Neste momento, este número permite a construção de 10 furos artesianos, levando assim água potável até cerca de 16 mil pessoas, que residem na região de São Domingos (Guiné-Bissau). Importa salientar, que o objectivo deste projecto é proporcionar o acesso a água potável às 85 mil pessoas da referida região.

Em três semanas, as lojas LIDL registaram um importante número de garrafas de água VIVA, 60.074, que no imediato garantem já a implementação de 10 furos artesianos na comunidade guineense de São Domingos. A água potável vai começar a chegar finalmente a esta população carenciada, evitando as dezenas de quilómetros que são percorridas diariamente para obtenção deste bem essencial.

«Depois de ter conhecido a Maria e de ter caminhado ao seu lado na Maratona de Lisboa fico muito feliz por saber que os portugueses já deram a possibilidade a muitas destas mulheres guineenses de terem acesso muito mais facilitado ao um bem tão essencial como a agua potável. Até 6 de Janeiro ainda podemos ajudar muitas mais», afirma Rosa Mota.

O Projecto VIVA tem contado com a participação de inúmeros clientes LIDL que têm contribuído para esta causa nos supermercados de Norte a Sul do país. No entanto, e para se alcançar o objectivo principal desta campanha, é importante que todos continuem a associar-se a esta iniciativa para que no final se consigam obter os desejados 54 furos de água potável.

A decorrer até 6 de Janeiro em todas as lojas LIDL do país, a campanha do Projecto VIVA foi lançada pela ONG VIDA (Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano), contando com o apoio do LIDL.

Assim, e em todas as lojas LIDL estão disponíveis as garrafas de água VIVA de 1,5L vazias, que se encontram expostas em cada uma das caixas registadoras, simbolizando assim a dificuldade de acesso à água potável na Guiné-Bissau. Ao registar a garrafa o cliente está a contribuir com 1 Euro para a abertura de furos artesianos, evitando deste modo que continuem as maratonas no acesso à água potável e a tantos outros bens essenciais para a vida naquela região africana.

“Um gesto, milhares de vidas” representa a importância de cada contributo para o sucesso desta campanha que irá contribuir para uma considerável melhoria de vida de cerca de 85 mil guineenses. Por isso o contributo de todos é fundamental para que a água potável deixe de ser uma raridade e passe a ser uma realidade acessível a toda a comunidade de São Domingos.

De referir, que o início desta campanha do Projecto VIVA foi simbolicamente assinalado com a participação de Maria Buinen, uma guineense que veio directamente de São Domingos para participar com Rosa Mota, embaixadora desta causa, na Maratona de Lisboa que decorreu no início de Dezembro. Esta participação simbolizou o esforço das mulheres que percorrem a distância equivalente a uma maratona para terem acesso a um dos bens mais essenciais à vida como a água potável. Importa mencionar que Rosa Mota foi a primeira pessoa a contribuir para este projecto através do registo da primeira garrafa VIVA no LIDL.

Conheça o Projecto VIVA em www.projectoviva.com e em www.lidl.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário