quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Portugal participa nas primeiras autárquicas

As autoridades Portuguesas estão a ajudar a Guiné-Bissau na organização das primeiras eleições autárquicas do país, ainda sem data marcada, disse hoje à Agência Lusa o secretário-executivo da Comissão Nacional de Eleições guineense, António Sedja Mam.

«A ajuda de Portugal já é tradicional, é o nosso primeiro parceiro. Portugal tem respondido sempre com prontidão às solicitações que nós fazemos», afirmou.

Segundo António Sedja Mam, Portugal enviou duas técnicas para trabalhar em conjunto com a comissão preparatória.

«Estamos a trabalhar no aspecto da reforma legal, que é preciso adaptar”, explicou. "Neste momento, já fizemos a revisão da lei base das autarquias e estamos a trabalhar na lei eleitoral», acrescentou.

Questionado sobre se já há data marcada para a realização das primeira autárquicas do país, o secretário-executivo da CNE explicou que «tudo vai depender dos outros interveniente do processo».

As primeiras eleições autárquicas da Guiné-Bissau vão eleger presidentes de Câmara nas oito capitais de região e no sector autónomo de Bissau.

António Sedja Mam explicou que a eleição se pode estender a mais municípios, dando o exemplo de São Domingos, norte do país que «reúne todas as condições para que se realizem eleições autárquicas».

As técnicas portuguesas foram enviadas pela Direcção-Geral da Administração Interna e vão permanecer no país até ao próximo dia 25.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário