sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Guiné-Bissau procura parceiro para financiar manuais escolares


O Governo da Guiné-Bissau está à procura de parceiros interessados em ajudar a financiar a produção de manuais escolares para os quase 400 mil alunos do país, que estudam através de fotocópias.

"O Ministério da Educação está a fazer esforços no sentido de contactar diversos parceiros que actuam na área da educação com o objectivo de solucionar os problemas dos manuais escolares", afirmou o secretário de Estado do Ensino, Besna Na Fonta.

Segundo o secretário de Estado guineense, a Guiné-Bissau precisa de um parceiro interessado em "reequipar a editora escolar para que os manuais possam passar a ser produzidos" naquele departamento do Ministério da Educação.

"Se tivéssemos oportunidade de encontrar esse parceiro agradecíamos muito", salientou Besna Na Fonta.

Além do problema de funcionamento da editora escolar, a produção de manuais implica um "custo enorme que o Ministério da Educação sozinho tem dificuldades em suportar", disse, acrescentando que é por essa razão que procuram "financiamentos".

Questionado sobre a forma como os alunos estudam, o secretário de Estado explicou que os estudantes "aproveitam o que existe e tiram fotocópias".

"É uma situação muito difícil", referiu.

"O objectivo principal do Ministério é ter um departamento que possa produzir os manuais escolares", concluiu.

Na Guiné-Bissau existem quase 400 mil alunos no ensino básico e secundário, incluindo escolas públicas e privadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário