quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Halcyonair reforça voos domésticos e alarga-se a Bissau e Dacar


OJE/Lusa
A companhia aérea cabo-verdiana Halcyonair, privada, vai internacionalizar em breve os seus voos, com a aquisição de dois novos aviões, que permitirá alargá-los, primeiro, à Africa Ocidental e, depois, a outros continentes.

O anúncio foi feito hoje em conferência de imprensa pelo presidente do Conselho de Administração da Halcyonair, Jorge Spencer Lima, que adiantou que a companhia aérea quer, para já, reforçar os voos inter-ilhas e, depois, com a chegada do primeiro dos dois aparelhos, prevista para este mês, começar as ligações regulares para seis países oeste-africanos.

Segundo Spencer Lima, a Halcyonair, criada em Abril de 2005, começará a voar regularmente em breve para Bissau (Guiné-Bissau) e Dacar (Senegal), para onde os Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV, estatal) já operam, no primeiro caso, numa base semanal e, no segundo, diariamente.

Após consolidar estes dois voos, a Halcyonair tenciona alargá-los a Conacri (Guiné-Conacri), Abidjan (Costa do Marfim), Bamaco (Mali) e Freetown (Serra Leoa), todos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Spencer Lima indicou que a empresa, que dispõe de apenas um avião ATR, está neste momento em negociações para obter o certificado que lhe permitirá voar para as seis capitais de outros tantos países da CEDEAO.

Numa fase posterior, quando chegar o segundo novo aparelho, ainda sem data, a Halcyonair pretende ligar Cabo Verde às ilhas Canárias (Espanha), bem como a outros destinos europeus e americanos, se a oportunidade surgir.

A Halcyonair nasceu da vontade dos seus promotores em criar uma companhia aérea alternativa no mercado cabo-verdiano, onde apenas operava a transportadora aérea estatal, os TACV.

A companhia, que conta neste momento com um efectivo de 75 pessoas, acaba de contratar mais 15 membros para integrarem o pessoal navegante, que deverão partir este mês para formação em Lisboa.

Apesar de a companhia ter enfrentado em 2009 alguns constrangimentos, o presidente do Conselho de Administração da Halcyonair fez um balanço positivo, sem, contudo, adiantar valores, defendendo que a companhia aérea começa a ser reconhecida como "alternativa viável" para os clientes e operadores locais.

Segundo Spencer Lima, a Halcyonair tem dado também um contributo importante para o descongestionamento dos aeroportos do arquipélago na "época alta", bem como a nível da competitividade dos preços dos transportes aéreos em Cabo Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário