domingo, 17 de janeiro de 2010

Governo paga dívida aos bancos comerciais

O Governo da Guiné-Bissau anuncia que pagou a totalidade da sua dívida aos bancos comerciais do país no valor de 25 milhões de euros e prepara-se para iniciar o pagamento de parte da dívida aos empresários locais.
Segundo o secretário de Estado do Tesouro, Carlos Varela Casimiro, o Governo liquidou recentemente a totalidade de dívida à banca comercial do país, pagando cerca de 14 mil milhões de francos CFA (cerca de 25 milhões de euros).
Com o pagamento à banca comercial Carlos Casimiro entende que os bancos passam a ter mais liquidez e a partir daí mais facilidade para financiar as operações do sector privado, nomeadamente na campanha da comercialização da castanha de caju.
A castanha do caju é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau. A comercialização do fruto, principal actividade económica do país, tem sido dificultada nos últimos anos porque os bancos alegam falta de liquidez para conceder empréstimos aos empresários do ramo. Por outro lado, o Governo vai iniciar, nos próximos dias, o pagamento de parte da dívida aos empresários, anunciou o secretário de Estado do Tesouro, informando que já estão disponíveis 3,5 mil milhões de francos CFA.
Da totalidade da chamada dívida interna auditada, faltam pagar 17 mil milhões de francos CFA, esclareceu o secretário de Estado do Tesouro.

Sem comentários:

Enviar um comentário