terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Bubu na Tchuto poderá saber o seu futuro nos próximos dias

Bissau – As autoridades guineenses e a representação do Secretário-geral da ONU em Bissau poderão, nos próximos dias, encontrar uma saída para a situação de Bubu na Tchuto.
O ex-chefe de Estado-maior da Armada guineense, José Américo Bubu na Tchuto, encontra-se há uma semana refugiado na sede da ONU, em Bissau, depois de alegadamente ter «escapado» às autoridades da Gâmbia, onde se encontrava em exílio.

Esta segunda-feira, o Representante das Nações Unidas, o burundês, Joseph Mutaboba, reuniu com o Presidente da República guineense, Malam Bacai Sanhá, depois de se ter encontrado com o Chefe do Governo, Carlos Gomes Júnior, encontro em que estiveram presentes alguns membros do Governo e o Procurador-geral da República, Amine Saad.

A PNN apurou que o Contra-Almirante poderá ser forçado, uma vez mais, a deixar o país para outro exílio, que não seja na Gâmbia, onde esteve durante pouco mais de um ano, acusado da tentativa de subversão a ordem constitucional.

O regresso de José Américo Bubo Na Tchutu ao país foi mal recebido pelas autoridades guineenses, tanto assim que, alguns sectores advogam que atrás da controversa vinda do ex-Chefe de Estado-maior da Armada estavam intenções subversivas à ordem constitucional vigente. Uma versão que não merece a concordância de muitos opositores, que falam que o país está perante o «regresso de um cidadão à sua terra».

Lassana Cassamá
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário