sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

EUA preocupados com ligação entre traficantes e Al-Qaeda

Bissau - Os Estados Unidos vão enviar para a Guiné-Bissau, em Fevereiro, um Procurador de Justiça, que vai trabalhar junto das autoridades guineenses no combate ao crime organizado.
A decisão consta de um convénio assinado esta quinta-feira entre o Governo da Guiné-Bissau e a Administração Obama. Para além do trabalho na área do combate ao crime organizado transnacional, também se tratará da reforma do sector da Segurança.

Depois da assinatura do acordo, cerimónia que teve lugar no Ministério do Negócios Estrangeiros, a embaixadora dos Estados Unidos com residência em Dacar, Márcia Bernicap, encontrou-se com o chefe do Governo, Carlos Gomes Júnior. À saída do encontro reconheceu que o terrorismo e o tráfico de droga representam uma preocupação maior dos Estados Unidos na sub-região africana em que a Guiné-Bissau está inserida.

Márcia Bernicap revelou que a Administração norte-americana dispõe de provas evidentes de que há uma ligação entre os traficantes que operam na Costa de África Ocidental e a rede terrorista da Al-Qaeda do Magrebe, uma cooperação que, sua opinião, é muito perigosa para a segurança regional, e não só.

Questionada pela imprensa sobre o regresso da embaixada a Bissau, Bernicap desdramatiza e afirma a presença técnica da representação diplomática na capital guineense. Aliás, a responsável norte-americana sublinhou que o regresso está para breve e está a ser feito faseadamente. Nesta perspectiva, irá ser aberta uma grande biblioteca dos EUA em Bissau, tanto que, o Corpo de Paz, vai voltar ao país.

Lassana Cassamá
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário