sábado, 19 de dezembro de 2009

Presidente da Guiné-Bissau não sabe de que doença sofre

Malam Bacai Sanhá está em convalescença

O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, teve alta, ontem, do Hospital de Paris onde esteve internado 10 dias. Mas saiu do estabelecimento de saúde militar de Val de Grâce sem saber exactamente da doença de que padece.

"Mesmo os médicos não sabem bem o que tenho, fizeram-me muitas análises com perfurações e tudo, mas a doença não ficou esclarecida", disse esta tarde o chefe do Estado guineense ao Expresso.

Malam Sanhá explicou que as diabetes, de que sofre, não explicam a forte queda de hemoglobina que o levou, primeiro a ser internado em Dacar, no Senegal, e depois a ser transferido para Paris.

O presidente guineense falou ao Expresso num hotel de Paris, onde ainda vai permanecer dois dias, antes de partir para as Canárias.

"Estou em convalescença", acrescentou. O Presidente, que estava acompanhado pela mulher, dois ministros, e vários conselheiros e diplomatas, caminha com alguma dificuldade, mas apresentava um ar saudável e falava com fluência.

Em Paris, disse ter seguido atentamente, durante a hospitalização, a evolução da situação interna no seu pais - "as reformas estão em curso para garantir a estabilidade e a normalização do país e o nível do tráfico ligado à droga está em baixa", afirmou.

Pronunciou-se igualmente sobre duas crises recentes na região ocidental de África. "Estou preocupado com a situação na Guiné-Conackry, para onde vai seguir brevemente um emissário meu", Sobre os problemas na fronteira entre a Guiné e o Senegal disse que tudo está a ser resolvido "em conjunto e em bom entendimento" entre Bissau e Dacar.

Sem comentários:

Enviar um comentário