quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Isabel Alçada diz que introdução do Acordo Ortográfico será de forma "serena"

O Acordo Ortográfico vai ser aplicado de uma forma "serena" e a sociedade será informada sobre todo o processo, afirmou hoje a ministra da Educação.
Isabel Alçada falava aos jornalistas à margem da apresentação do estudo "A Dimensão Económica da Literacia em Portugal: uma Análise", que hoje decorreu em Lisboa.

"O Acordo Ortográfico vai ser introduzido de uma forma serena, terá de haver uma adaptação dos livros, dos recursos de educação", disse a governante.

"Haverá um acordo com calendário e a sociedade, professores, pais e crianças serão devidamente informados sobre todo o processo", esclareceu a ministra da Educação.

Isabel Alçada realçou que "não é preciso as pessoas terem ansiedade [pois] as coisas correm bem. O Acordo Ortográfico foi celebrado e iremos introduzi-lo com conhecimento prévio, com muita antecedência".

O Acordo já está em vigor no Brasil desde Janeiro deste ano e deverá começar a ser aplicado em Portugal em Janeiro de 2010.

O Acordo Ortográfico foi aprovado em Dezembro de 1990 por representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, porque Timor-Leste só aderiu em 2004, após a independência face à Indonésia.

Para vigorar, o Acordo tem de estar ratificado por um mínimo de três dos oito países, o que foi alcançado em 2006 com São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil, seguidos de Portugal. A Guiné-Bissau ratificou o texto este mês, faltando apenas Angola e Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário