domingo, 6 de dezembro de 2009

Cidade da Praia pretende geminar-se com Gabú, na Guiné-Bissau


Cidade da Praia-Cabo Verde
Gabú -Guiné Bissau


Cidade Praia - Uma delegação técnica da Câmara Municipal da Cidade da Praia desloca-se na próxima semana à região de Gabú, no Leste da Guiné-Bissau, para estudar a possibilidade de um acordo de parceria que culmine em geminação.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da capital de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, que falava na I Conferência de Quadros Guineenses Residentes em Cabo Verde, que decorre hoje, a ida da equipa técnica visa definir projectos concretos para a concretização da cooperação.

A cooperação será selada, posteriormente, pelo governador daquela região guineense e por Ulisses Correia e Silva, que se deslocará a Gabú após o regresso da equipa camarária chefiada por Vítor Coutinho, vereador da área do Saneamento e Urbanismo.

As áreas de cooperação em causa são o planeamento urbanístico e a assistência técnica da câmara praiense, com vista a melhorar a situação administrativa e institucional de Gabú, e a criação de oportunidades de empreendimentos privados cabo-verdianos na região situada a 200 quilómetros a leste de Bissau, onde residem cerca de 200 mil habitantes.

A intenção é partir agora para uma cooperação que permita, depois, concretizar a geminação entre a Cidade da Praia e Gabú, a segunda cidade guineense e importante pólo comercial nas relações da Guiné-Bissau com os vizinhos Senegal e Guiné-Conacri.

Questionado sobre se existem condições de se avançar com esta geminação, tendo em conta que em tempos houve uma intenção idêntica em relação à ilha de Bubaque que não se materializou, Ulisses Correia e Silva afiançou que as condições para isso já existem e que a intenção "já ultrapassou a fase de ensaio".

Sem comentários:

Enviar um comentário