quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Funcionários da Saúde Pública em greve geral

Bissau - Os funcionários da Saúde Pública da Guiné-Bissau iniciaram hoje(terça-feira) uma greve de três dias para exigir do Governo o pagamento de três meses de salários em atraso de 2008, disse hoje o presidente do Sindicato de Técnicos da Saúde.

Segundo Domingos Sami, a greve visa levar o Governo a cumprir com "as suas promessas de pagamento" de três meses de salários de 2008 (Outubro a Dezembro) e outros tantos meses de salários em retroactivos.

Em 2008, o Governo decidiu aumentar os vencimentos dos quadros da Saúde e consequentemente os funcionários afirmam ter o direito de receber os seus salários com base na nova grelha salarial, ou seja, têm o direito aos retroactivos de três meses.

"O Governo já prometeu, por várias vezes, que vai pagar os três meses de salários de 2008 e regularizar os retroactivos fixados na nova grelha, mas até hoje é só promessas", declarou Domingos Sami.

A greve de três dias hoje iniciada está a registar a adesão da quase totalidade dos profissionais da Saúde Pública guineense.

Embora com os serviços mínimos, os serviços da maternidade, pediatria e bloco de urgência, do hospital nacional Simão Mendes (centro médico de referência da Guiné-Bissau) registam pouca afluência dos pacientes, que, ao serem informados da greve, procuram as clínicas privadas ou simplesmente regressam às suas casas.

Uma equipa negocial do Sindicato dos Técnicos da Saúde (STS) encontra-se reunida com o ministro da Função Publica, Fernando Gomes, para a busca de soluções que possam levar ao levantamento da greve.

Sem comentários:

Enviar um comentário