quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Líder da CPLP destaca ar de 'otimismo' na Guiné-Bissau

Bissau, 8 dez (Lusa) – O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, disse nesta terça-feira, em entrevista à Agência Lusa, que se "respira otimismo" na Guiné-Bissau.

"Estou em Bissau desde as 14h de ontem (segunda-feira, hora local) e tenho respirado muito otimismo neste país", afirmou Simões Pereira, após apresentar a programação do "Momento CPLP" no país africano.

"Não gosto daquelas situações de ruptura, do é agora que vai começar, penso que o agora já começou há algum tempo e estamos no verdadeiro momento de lançar a mensagem de que acreditamos", ressaltou o líder da organização lusófona.

"Há tanta coisa positiva a acontecer que é importante concertarmo-nos nisso e tentar minimizar as coisas menos positivas que vão acontecendo", acrescentou.

Ainda em relação à Guiné-Bissau, o secretário-executivo da CPLP disse que se testemunha um ambiente "muito positivo".

"Temos tido da parte não só das autoridades oficiais, mas de autoridades civis uma recepção bastante calorosa que demonstra um otimismo em relação aos próximos tempos", disse.

"A nossa presença é também no sentido de mostrar que nós confiamos nisso e queremos fazer parte desse esforço conjunto de poder alterar o rumo das coisas na Guiné-Bissau", ressaltou.

Entre esta terça-feira e domingo, a capital guineense vai receber o "Momento CPLP" Guiné-Bissau, que inclui uma série de atividades ligadas à cultura, esporte, educação e segurança alimentar com o objetivo de aproximar a organização dos cidadãos.

Ainda no âmbito do evento, começa neste sábado, em Bissau, a semana de Negócios no Espaço CPLP e a Feira de Amostras dos empresários guineenses para Negócios na Comunidade.

O primeiro "Momento CPLP" aconteceu em São Tomé, em setembro, e deverá chegar ao Timor Leste em fevereiro do próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário