- A delegação do Conselho e da Comissão Europeia que se encontra na Guiné-Bissau a analisar a estratégia futura da União Europeia no país reúne-se hoje (segunda-feira) com o Primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior.
A delegação está desde segunda-feira em Bissau, onde deve permanecer até sexta-feira, para analisar o compromisso da União Europeia com a Guiné-Bissau e decidir qual será o futuro envolvimento dos "27" no processo de reforma do sector de Defesa e Segurança.
Durante a sua estada em Bissau, a delegação vai também reunir-se com o chefe de das Forças Armadas e o Presidente do país.
A União Europeia enviou, no ano passado para Bissau, a pedido das autoridades guineenses, uma missão para ajudar a criar a legislação para a reforma do sector de defesa e segurança.
A reforma prevê a redução dos efectivos, a modernização das infra-estruturas e o retorno à estabilidade no país, com o afastamento dos militares da vida política.
Tanto as autoridades guineenses como a comunidade internacional elegem a reforma como crucial para a estabilização da Guiné-Bissau.
Sem comentários:
Enviar um comentário