sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Governo e CNE da Guiné-Bissau estão a organizar primeiras autárquicas do país

Lusa
O Governo e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau já estão a trabalhar para a organizar as eleições autárquicas, as primeiras no país desde a independência, em 1973.


"Há vontade política para a realização das eleições autárquicas e estamos a trabalhar, o Ministério da Administração do Território em conjunto com a Comissão Nacional de Eleições", afirma Orlando Viegas, porta-voz e secretário-executivo adjunto da CNE guineense. "Está já pensada a criação de uma comissão inter-ministerial, onde entram todos os intervenientes no processo, no sentido de fazer algumas revisões, nomeadamente delimitações do território", explica Orlando Viegas. "Há um conjunto de trabalhos que estão a ser feitos neste momento e esperamos que as eleições tenham lugar".


As primeiras eleições autárquicas vão eleger presidentes de autarquias para as capitais das oito regiões do país e para a Câmara Municipal de Bissau, a única que funciona actualmente.


Orlando Viegas falou à agência Lusa à margem do atelier sobre administração eleitoral, que decorreu terça e quarta-feira em Bissau, para ajustar aspectos da lei eleitoral que entram em contradição com a Constituição do país.


As conclusões e recomendações que saírem do atelier serão depois entregues ao Governo e ao parlamento para procederem às alterações necessárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário