sábado, 12 de dezembro de 2009

Temperaturas baixaram 10 graus na última semana e provocam "situação anormal"

Bissau - A temperatura na Guiné-Bissau baixou em média 10 graus na última semana e está a provocar uma "situação anormal", apesar de já ter começado o Inverno no país, disse hoje Tcherno Luís Mendes, da Direcção-Geral de Meteorologia guineense.


"É normal a temperatura baixar nesta altura do ano, mas desta forma é uma situação anormal", afirmou à agência Lusa o meteorologista.


Segundo Tcherno Luís Mendes, a temperatura baixou entre sete a oito graus em Bissau e 10 graus na cidade de Bafatá, uma das mais quentes do país.


Por norma, em Dezembro, a temperatura em Bissau ronda os 35 graus e actualmente é de 28. Em Bafatá, as temperaturas não ultrapassam os 27 graus, menos 10 do que o habitual.


"À noite o arrefecimento é ainda mais acentuado", acrescentou.


Questionado sobre as razões para o vento frio que se faz sentir no país e a repentina descida da temperatura, o meteorologista explicou que se deve a uma "zona de alta pressão, situada em Espanha e Portugal, que está a influenciar o norte de África".

"Por outro lado, está instalado entre o Senegal e a Mauritânia um centro de baixa pressão que bloqueou o movimento do anticiclone dos Açores", disse, salientando que aquela situação provocou uma "injecção de ar frio que atingiu a Guiné-Bissau".

Sem comentários:

Enviar um comentário