sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Criança guineense vence concurso internacional de desenho

Bissau – Uma criança guineense de 11 anos foi uma das vencedoras do concurso internacional de desenho promovido pelo Programa Mundial Alimentar (PAM).
Chama-se Elsa Biague, a criança de 11 anos, natural da região de Biombo, no norte da Guiné-Bissau, distinguida com um prémio no concurso internacional de desenho realizado em Itália, Roma, organizado pelo Programa Mundial Alimentar, sobre cantina escolar, anunciou quinta-feira, em Bissau, a representação do PAM, em comunicado de imprensa.

De acordo com o PAM, o trabalho de Elsa Biague foi eleito entre os 120 desenhos de 24 países concorrentes. Este concurso é organizado todos os anos de forma a permitir que as crianças de diferentes países do mundo expressem os seus sentimentos, as suas opiniões e visões sobre o programa de cantina escolar, do qual beneficiam.

No seguimento da escolha do seu desenho, Elsa Biague vai receber prémio de 100 dólares e a escola onde estuda vai receber 200 dólares, que vão ser utilizados para comprar material escolar.

Relativamente ao objectivo dos desenhos, o comunicado do PAM indica que os mesmos vão ser apresentados nos calendários de 2010, sendo esboço da Elsa Biague, correspondente ao mês de Novembro.

Elsa Biague é aluna de 4/a Classe, da Escola do Ensino Básico São Carlos Lwanga, em Quinhamel, no Biombo, norte da Guiné-Bissau. Elsa Biague é filha de Barreto Imbundé, mecânico de automóveis e de Segunda Yalà, doméstica. O seu desenho realçou o navio do PAM, transportando arroz para a Guiné-Bissau.

Entre os países classificados como vencedores figuram o Malawi, Afeganistão, Myanmar, que venceu por duas vezes, Bolívia, Ruanda, Bangladesh, Cuba, Zimbabué, Nepal e Djibuti. A Guiné-Bissau é o único país lusófono vencedor neste concurso internacional.

Sobre o futuro, Elsa Biague disse querer ser professora assim que terminar os seus estudos. Gosta de desporto e também de ver televisão. De recordar que esta é a segunda vez que as crianças da Guiné-Bissau são classificadas como vencedoras neste concurso internacional do PAM.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário