quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Presidente de Angola envia mensagem a homólogo da Guine-Bissau

Luanda - O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, enviou hoje, terça-feira,  uma missiva ao seu homólogo da Guine-Bissau, Malam Bacai Sanhá.

Foi portador da carta o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, durante uma audiência que lhe foi concedida pelo estadista guineense.

A informação foi prestada hoje à Angop pelo Sector de Imprensa da Embaixada de Angola na Guiné-Bissau, tendo referido que o conteúdo da carta não foi revelado, mas, presume-se que esteja relacionada com as relações existentes.

Na audiência concedida pelo Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanha, ao governante angolano foram aflorados aspectos ligados as relações entre os dois países.

Durante o encontro foi igualmente feito uma apreciação da situação na África Ocidental, onde a Guine-Bissau está inserida.

Manuel Augusto considerou, por outro lado, ter recebido da parte das autoridades da Guine-Bissau sinais positivos da presença da missão técnica militar "Missang", que tem permitido a estabilização do processo político neste país africano, estando em curso um processo de reforma nas forças armadas e na polícia nacional.

O governante revelou que, de acordo com os diagnósticos feitos pela Missang, numa primeira fase serão desmobilizados quinhentos elementos.

Ainda hoje, o secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola foi recebido em audiência pelo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, a quem também fez a entrega de uma mensagem do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Na ocasião, o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior agradeceu as autoridades angolanas pelo apoio que têm vindo a prestar, tendo, por outro lado, convidado os empresários angolanos a investirem no seu país no quadro de uma linha de crédito já existente.

Posteriormente o secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola reuniu-se com os embaixadores do Brasil e de Portugal na Guiné-Bissau, nomeadamente Jorge Cândido e António Manuel Freire, com os quais analisou alguns aspectos relacionados com a implementação do programa de reformas no sector de defesa e segurança, particularmente no impasse que se verifica na assinatura do memorando de entendimento entre o Governo da Guiné-Bissau, CPLP e a Cedeao, instrumento de base para a implementação do roteiro de reformas.

Para quarta-feira, último dia da visita do secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola, tem agendado encontros com o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, António Indjai, com os membros das Nações Unidas, com a Ministra da Comunicação Social e dos assuntos parlamentares, Adiatou Nandingo, e com os membros da Cedeao.

Sem comentários:

Enviar um comentário