sexta-feira, 18 de novembro de 2011

«Situação de precariedade» Presidente da Guiné-Bissau diz estar consciente das condições de vida dos antigos combatentes

 Malam-Bacai-Sanha Bissau – O Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, disse estar consciente da situação de «precariedade» em que se encontram os antigos combatentes da liberdade da pátria.

«Estamos conscientes da situação de precariedade em que se encontram e compreendemos a sua indignação face às difíceis condições de vida», disse Malam Bacai Sanhá.


O Chefe do Estado guineense falou esta quarta-feira, 16 de Novembro, na cerimónia da inauguração da Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria e da estrada QG Antula, ambas construídas e reabilitadas recentemente pelo Governo.


Estas obras foram executadas pela empresa Arezky e tiveram o apoio financeiro de parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau, nomeadamente a união Económica Monetária Oeste África (UEMOA) e o Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD), num valor estimado em mais de 10 bilhões de F.cfa.


É por esta razão que o Chefe do Estado guineense destaca a questão da integração sub-regional, cujos resultados se devem às obras de
Construção destas duas estradas.


No seu discurso, Malam Bacai Sanhá prestou homenagem às Forças Armadas e aos antigos combatentes, por esta data coincidir com o Dia das Forças Armadas da Guiné-Bissau.


«O Presidente da República, também combatente da liberdade da pátria vai, em conjunto com o Governo, procurar as melhores soluções para a vossa situação», garantiu o Chefe do Governo.
Por outro lado, Malam Bacai Sanhá referiu que este acto constituiu um indicador claro, para os guineenses, da importância vital dos factores de estabilidade e paz para o desenvolvimento do país.


Nesta perspectiva, o Primeiro-ministro defendeu que fará o possível para que o seu mandato prossiga sob o signo da paz, estabilidade e a reconciliação entre os guineenses.


Ao terminar, o Chefe do Estado apelou à população de Bissau, no sentido de estimarem estas novas infra-estruturas rodoviárias como forma de encorajar a comunidade internacional a dar mais apoios aos projectos de desenvolvimento na Guiné-Bissau.


A Avenida Combatentes de Liberdade da Pátria tem uma extensão de 7,5 quilómetros, com três faixas de rodagem, que ligam o centro da cidade de Bissau ao Aeroporto Internacional «Osvaldo Vieira».


A Estrada QG Antula tem uma distância de 3 quilómetros e duas faixas de circulação.


As obras de reabilitação destas vias tiveram a duração de 16 meses, com maior financiamento da BOAD e da UEMOA.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário