sábado, 12 de novembro de 2011

Igreja Católica ordena Bispo Auxiliar

Bissau – A Igreja Católica da Guiné-Bissau realizará, este sábado, 12 de Novembro, a cerimónia de ordenação Episcopal do Bispo Auxiliar de Bissau, Dom José Lampra Cá.

Este acto religioso vai ter lugar na Sé Catedral de Bissau e será presidido pelo Bispo de Bissau, Dom José Camnaté Na Bissign, co-ordenados pelo Bispo de Bafatà, Dom Pedro Carlos Zilli e o Núncio Apostólico, Dom Luís Mariano Montemayor, representante do Papa Bento XVI para a Guiné-Bissau, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia.


De acordo com a nota de imprensa da comissão preparatória desta ordenação, o Bispo Auxiliar tem como função ajudar Dom José Camnaté Na Bissign na gestão de dossiês da Igreja Católica, podendo ainda ser atribuídas outras áreas específicas no exercício das suas funções.


«Acompanhar todas as Comissões Diocesanas e Sector Pastoral de Bissau» são, entre outras, missões do novo Bispo a ser ordenado.


Na cerimónia participarão os representantes de Bispos de países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), autoridades nacionais e o corpo diplomático acreditado no país.


Dom José Lampra Cá foi nomeado pelo Papa Bento XVI, a 13 de Maio e, seis meses depois, vai ser ordenado às referidas funções.


Natural de Blom, região de Biombo, norte da Guiné-Bissau, José Lampra Cá nasceu a 5 de Janeiro de 1964.


Frequentou estudos filosóficos em Ziguinchor, e Teológicos em Dakar, Republica do Senegal entre os anos 1990 e 1995.


Em 1997 foi ordenado padre e Vice-reitor do Seminário maior Diocesano São Kizigto, em Bissau.


Entre 2000 e 2005 esteve em Itália, onde se Doutorou em Filosofia pela Pontifícia Universidade Urbaniana.


De volta ao país, Dom José Lampra Cá foi confiado ao cargo de Reitor do Seminário Maior, em Bissau, e Pároco da Paroquia de Cristo redentor, assim como ao exercício das funções de Professor de Filosofia, no Seminário maior Dom Settimio Arturo Ferrazeta, em Bissau.


Esta é a quarta ordenação da Igreja Católica da Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário