sábado, 5 de novembro de 2011

Militares constroem pontes em Bafatá e unem populações separadas há mais de 30 anos

Bissau - Os militares do comando da zona leste da Guiné-Bissau construíram duas pontes, danificadas há mais de 30 anos e que mantinham em isolamento as populações de várias aldeias na região de Bafatá, segundo fonte oficial.  

A notícia é a manchete do jornal o Defensor, órgão oficial do Estado-Maior General das Forças Armadas, hoje publicado em Bissau, citando o comandante da zona Militar leste da Guiné-Bissau, o tenente-coronel Bacar Djassi. 

Segundo o oficial, os seus homens reconstruíram as pontes que ligam as povoações de Cossará e Madina e aquela que liga a aldeia de Cumba à cidade Bafatá. As duas pontes, construídas ainda na época colonial, estavam em avançado estado de degradação pelo que os veículos automóveis já não podiam atravessá-las. 

Apenas as pessoas podiam atravessar as duas pontes, mas quando a água do rio estivesse baixa, assinalou Tcherno Braima Candé, régulo (chefe tradicional) da aldeia Gadaranque, uma das localidades beneficiadas com a reconstrução da ponte Cossará/Madina. 

O comandante da zona leste disse ter ordenado aos soldados, oficiais e praças do batalhão de Bafatá para que tomassem parte nos trabalhos da reconstrução das duas pontes, cumprindo assim as diretrizes do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas. 

"Esta iniciativa foi inspirada nas recomendações do CEMGFA, general António Indjai. Quando me nomeou (...) recomendou-me que estejamos junto da população, atendendo às suas preocupações dentro das nossas possibilidades", afirmou Bacar Djassi. 

Para a reconstrução das duas pontes, o comandante da zona militar leste teve que pedir a autorização da direção geral das Florestas para o abate das árvores, cujos toros foram utilizados como pilares, e ainda uma quotização no salário dos próprios soldados. 

Na falta de meios de transporte, os toros foram carregados pelos soldados, das florestas até às pontes em construção, contou o comandante Djassi. 

A população apoiou os soldados dando-lhes água e comida durante os dias das obras. 

No dia da 'inauguração' das duas pontes, presenciada pelo governador da região de Bafatá, Adriano Ferreira, e como forma de testar a solidez das infraestruturas, dois camiões atravessaram com total segurança, referiu o comandante Bacar Djassi.

Sem comentários:

Enviar um comentário